Educação

Quer tirar suas dúvidas e aprender a calibrar o pneu do jeito certo? Chegou o seu momento! Aqui temos um guia completo para te ensinar, acesse!

Calibragem adequada para garantir a segurança no trânsito

A segurança do motorista e dos passageiros é um fator essencial que deve ser sempre considerada. Para a garantia dessa segurança, existem vários fatores referentes ao automóvel que precisam estar em dia. Um deles, sem dúvida, é o estado do pneu.

Para que você possa cuidar bem de si e das pessoas importantes de sua vida, resolvemos trazer um conteúdo completo sobre como calibrar pneu e aproveitar para tirar algumas dúvidas. Vamos começar?

Como calibrar pneu da forma correta?

Separamos o passo a passo de como calibrar o pneu em uma listinha, para facilitar e deixar mais visual enquanto você estiver fazendo. Então siga abaixo:

1. Verifique qual é a pressão recomendada para o seu pneu, presente na etiqueta indicadora (ela fica ou na porta do motorista, ou na tampa de combustível), ou confira no manual do proprietário do carro;

2. Com a informação certa, confira se a ponta do calibrador está limpa e sem detritos;Mantenha seu veículo seguro com uma calibragem adequada

3. Tire a tampa da válvula do pneu e insira a ponta do calibrador, pressionando firmemente para encaixar bem;

4. Pressionar a ponta do calibrador firmemente contra a válvula vai criar uma vedação e permitir que seja feita a leitura da pressão;

5. Em alguns modelos, você ainda vai precisar girar uma pequena alavanca, ou apertar um botão para permitir que o ar entre no medidor de pressão;

6. Segure bem o calibrador para ficar no lugar e confira qual a pressão atual do pneu, presente no medidor;

7. Agora, se a pressão estiver abaixo da recomendada, adicione ar ao pneu. Se estiver acima, libere ar até estar correta;

8. Com a calibração feita, remova o calibrador e recoloque a tampa na válvula;

9. Repita os mesmos passos nos outros pneus.

Qual é a calibragem correta para os pneus?

Não existe uma calibragem exata e correta que seja comum a todos os pneus.

A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.

Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.

Como saber que precisa calibrar pneu?

Existem, sim, alguns sinais de que há algo de errado com seu pneu, como uma certa sensação de instabilidade na direção, vibração em excesso, aumento no consumo de combustível ou o desgaste irregular nos pneus.

Mesmo sem nenhum deles, é interessante manter o hábito regular de conferir e a calibragem do pneu, especialmente antes de percursos longos.

O que acontece se calibrar o pneu errado?

Quando aprendemos a como calibrar pneu, um grande medo é fazer errado. Mas será que isso interfere em algo?! Infelizmente, sim, interfere bastante. Perigos de calibrar o pneu de maneira inadequada e os benefícios de usar nitrogênio na calibragem

 

Caso o pneu fique com a pressão abaixo do recomendado, há o risco de deformação excessiva do pneu ao entrar em contato com a estrada, o que causa o aumento do atrito e o desgaste do pneu. Também gera problemas de estabilidade e aderência nas curvas. Sem contar que faz o carro consumir mais combustível para se locomover.

Já para pneus com mais pressão do que o indicado, há a redução de aderência e estabilidade do veículo porque ele terá menos contato com a estrada. Sem contar que fica suscetível a impactos e desgastes nas bandas de rodagens. Tudo isso compromete, e muito, a sua segurança.

Vale a pena aumentar a pressão ao calibrar?

Não! Como mencionamos acima, é muito perigoso manter o pneu com mais pressão do que o indicado pelo fabricante.

A recomendação é feita por meio de um estudo determinado pelo peso do veículo, tamanho dos pneus e o tipo do veículo. Esse cálculo garante a sua segurança e evita acidentes, então é sempre bom mantê-lo como padrão.

Vale a pena calibrar pneu com nitrogênio?

Calibrar pneu com nitrogênio tem vários benefícios e, se eles são fatores que interferem diretamente no seu dia a dia, vale muito a pena investir. Do contrário, não faria tanta diferença.

Os benefícios incluem a redução na variação de temperatura, já que o gás é mais estável, ou seja, mantém mais a pressão do pneu mesmo por um longo período de tempo.

Como é um gás seco, também reduz os riscos de corrosão do pneu devido à água e outros líquidos. Por fim, ele prolonga a vida útil dos pneus por reduzir o processo de oxidação em seu interior.

Então se você tem um dinheirinho extra para investir, essa é uma opção e tanto.

Meu carro teve o tamanho das rodas alterados: como calibrar o pneu?

Como mencionamos mais acima, um dos tópicos considerados na hora de estipular a pressão do pneu, é o seu tamanho. Por isso, você precisa saber como calibrar pneu de carro que teve o tamanho das rodas alterado, porque muda!

Nesses casos, você precisa encontrar um especialista em pneus ou um mecânico de confiança para estudar o caso e estipular a pressão adequada para o pneu de seu carro.

Vale a pena ter um calibrador de pneu em casa?

Por fim, algumas pessoas consideram comprar um calibrador de pneu e deixar em casa. Será que vale a pena? Bem, para quem anda muito de carro, talvez seja, sim, interessante. Assim, fica mais prático de conferir a situação do pneu e saber quando calibrá-lo.

Entretanto, esses calibradores raramente possuem opção de enchimento do pneu, e quando tem são mais fracas, então, de qualquer forma você teria que ir em um posto. Então, para quem não anda tanto assim de carro, não vale tanto a pena.

E então, aprendeu a como calibrar pneu? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite para conferir outros conteúdos sobre carros, aqui no blog da Zacarias Seminovos. Até a próxima!

Confira nossas Peças e Acessórios Automotivos


E aproveite para conferir também nossas peças automotivas e acessórios para carros Chevrolet.

Acessórios automotivos Chevrolet
Peças automotivas Chevrolet